O Brasil é país adequado à especulação financeira, dizem as agencias de classificação de riscos !

Brasil recebe título de ‘investimento seguro’ da Standard & Poor’s

Afinal, a principal agencia de risco do mundo, Standard and Poor’s, concedeu ao Brasil o patamar de grau de investimento.

Vejam bem, as instituições financeiras internacionais é que determinam se somos dignos de confiança. É um aval internacional para que o capital estrangeiro especule sem muitos riscos. Os economistas já avisam que isso representa aporte financeiro em volumes mais substanciais, mas que sabemos que não vem em forma de investimentos (na sua grande maioria) na infra-estrutura do país e sim em busca de ganhos de capital, no mercado de ações (especulações na bolsa, que hoje tivera forte alta). Ao primeiro sinal de crise, saem de cena rapidamente.

Por outro lado, também garante empréstimos internacionais a juros mais coerentes, mas sabemos que quem tem acesso a essas linhas de credito são as grandes corporações (as grandes empresas).

O cidadão comum, dificilmente vai tirar vantagem desse procedimento, já que o processo faz com que o dólar mantenha-se baixo e prejudica as exportações brasileiras.

Mas para não ser só pessimista toda rede de consumo atrelada ao dólar tende a ter preços competitivos (TVs de Plasma, LCD, Computadores, Note Books, Carros importados, eletro-eletrônicos, bens duráveis e de consumo em geral).

O que nos interessa de verdade é a imediata diminuição da taxa de juros (que afeta diretamente as vendas a prazo e financiamentos), pois o FED (Federal Reserve – Banco Central Americano) acaba de baixar os juros americanos para 2 %.

Essa decisão da Standard & Poor’s representa melhora na recomendação do Brasil. Os títulos da dívida brasileira passam a ser considerados como investimento seguro para estrangeiros. Aguardada há alguns anos pelo governo e por agentes do mercado financeiro, a notícia foi vista com surpresa pelo mercado, já que não era esperada ainda neste primeiro. Outras agencias de risco, devem acompanhar essa decisão.

Fernand Koda

Deixe um comentário

Arquivado em Economia, Mundo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s