A China Poderá Mandar no Mundo Digital ??? EVD (Enhanced Versatile Disc) vem ai

Será que a china poderá mandar no mundo com seu novo formato digital EVD ???
 
China abandona DVD e aposta no seu próprio formato.
 
A China quer abandonar o fabrico de leitores de DVD em 2008, apostando num formato único de alta definição, o EVD. Principal objectivo: o fim do pagamento de “royalties” ao consórcio que detém os direitos do atual formato.
 
O consórcio responsável pela criação do EVD (Enhanced Versatile Disc), um formato de alta definição específico para a China, vai acelerar a sua produção, no sentido de o introduzir neste mercado em 2008.

O desenvolvimento de um formato chinês partiu da vontade do Governo em depender menos do estrangeiro, invocando a sua “soberania” no domínio tecnológico.

O grupo promotor é constituído por várias dezenas de fabricantes, entre eles a TCL, uma das maiores empresas chinesas de eletrônica de consumo.

 

 Segundo a imprensa chinesa, 2008 marcará o fim do fabrico dos leitores de DVD, em benefício do EVD. Embora este último seja capaz de armazenar vídeo de alta definição, não pode ser considerado de todo um sucessor do DVD, já que a tecnologia de leitura é semelhante (baseada em “lasers vermelhos”). É antes um formato alternativo, mas que na prática competirá com aqueles que se apresentam como sucessores do DVD, o Blu-ray (já o que formato HD DVD foi abandonado no inicio de 2008).

Na realidade, o EVD é um disco DVD com diferentes especificações de vídeo e áudio, mas com suporte para HDTV, já que usa um algoritmo de compressão superior ao MPEG-2 (VP-5 e VP6). O formato chinês usa ainda o codec de áudio EAC 2.0. Suporta som mono, estéreo e 5.1 Surround, e é mais eficiente que o Dolby Digital (AC3) ou o DTS, presentes no DVD.

Alguns especialistas defendem que a China tem capacidade (diga-se, mercado) suficiente para manter o desenvolvimento da indústria de EVD. O país tem, aliás, apostado numa série de padrões exclusivos, incluindo sistemas de redes sem fios, televisão digital e telemóveis de terceira geração.

Por sua vez, o Governo chinês, apoioado no peso crescente da sua indústria, exorta as grandes empresas mundiais a “cooperar” em vez de “competir”, relativamente ao estabelecimento de padrões tecnológicos.

 O maior entrave à adopção do EVD, por parte dos fabricantes, reside na popularidade e no baixo custo dos leitores de DVD. Enquanto estes últimos podem custar menos de 80 dólares, o preço de um aparelho EVD ronda atualmente os 250 dólares.

 

Fernand Koda

2 Comentários

Arquivado em Business, Cinema, Cotidiano, Cultura, Economia, Educação, Entretenimento, Mundo, Tecnologia, Televisão

2 Respostas para “A China Poderá Mandar no Mundo Digital ??? EVD (Enhanced Versatile Disc) vem ai

  1. Pingback: A China Poderá Mandar no Mundo Digital ??? EVD (Enhanced Versatile Disc) vem ai

  2. OI EU SOU A PALOMA EU MORO NA CIDADE DE SAO PAULO EU ESTUDO NO HELIOS HEBER LINO TURMA DA TANDE EU SOU CDF EU SOU MESMO TENHO MUITAS PROFESSORA LEGAL ;D NOT A 10 PROF CIDA VC E 10 ;D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s