Por que a Ministra Marina Silva se Demitiu ? Entenda

A ex-ministra criticou o corte no orçamento para sua área e mostrou-se irritada com os deputados que cobram, de acordo com os Estados que representam, aumento ou diminuição da fiscalização.Ela acrescentou que é importante o investimento em pesquisa para produtos agrícolas que possam ser cultivados na região da Amazônia e defendeu um debate sobre uso de uma área de 175 mil quilômetros quadrados que está devastada, abandonada ou semi-destruída.

Ainda segunda Marina, não há espaço para todos os madeireiros que atuam na região amazônica. Ela afirmou ainda que aumentou o número de fiscais que trabalham na região em 82%, para 664. Ela disse que outros fiscais das polícias locais ajudam nas ações de combate ao desmatamento, num total de 1.300 profissionais.

CANA-DE-AÇUCAR

Com relação à proposta de autorizar o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia, Marina Silva comentou que é “contra”. Apesar de considerar os biocombustíveis como oportunidade de mercado, ela disse que é preciso pensar em alternativas para a região.

 

PRESIDENTE LULA

Fica evidente que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um ambiente desfavorável para a ex-ministra, forçando a sua saída, pois é conhecido o rigor da ministra, na emissão de Licenças Ambientais, tais como as que atrasaram as obras das 2 hidroelétricas previstas para o Rio Madeira (Pará) e que terão grandes atrasos nas suas conclusões.

A questão ambiental passa antes de tudo pelos interesses políticos, inclusive do Presidente, como no caso dos biocombustíveis.

A ministra é contra, ainda mais em regiões que os políticos são fortemente ligados a desmandos e organizações criminosas ou corruptas.

Um dos casos mais escandalosos é o do governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), que é considerado um dos responsáveis pelo estado ser campeão de desmatamento e ter sobre si inúmeros casos de ilegalidades nas licenças ambientais, concedidas em seu estado. Ele é um dos maiores produtores de soja do país. O Pará está em 2º. Lugar.

DEMISSÃO

Depois de tantos desconfortos e desprestígios a ministra do Meio Ambiente não resistiu aos embates com os ministros da agricultura e fazenda e entregou sua carta de demissão nesta terça-feira (13/05/2008) ao Presidente da República e deve reassumir sua cadeira de senadora (ocupada pelo suplente Sibá Machado, PT-AC).

O que motivou a demissão da ministra, de uma lista de insatisfações, foi a nomeação de Roberto Mangabeira Unger, ministro de Assuntos Estratégicos, para coordenador do PAS – Plano Amazônia Sustentável. Ela entendeu como uma ingerência na sua pasta, por parte do Presidente Lula. O clima ficou insustentável (assim quis o presidente). Também pesaram questões como a demarcação das áreas indígenas e a expansão das atividades agropecuárias em áreas na Amazônia legal. Ela disse que nem foi consultada sobre a nomeação para o PAS.

Marina é uma referência no Brasil e no mundo da causa ambiental.

 BIOGRAFIA

Marina Silva filiou-se ao PT em 1985. Participou das Comunidades Eclesiais de Base, de movimentos de bairro e do movimento dos seringueiros. Em 1984 foi fundadora da CUT no Acre. Chico Mendes foi o primeiro coordenador da entidade e Marina, a vice-coordenadora. Nas eleições municipais de 88 foi eleita vereadora por Rio Branco. Em 1990 foi eleita deputada estadual. Foi eleita pela primeira vez para o Senado em 1994, pelo PT do Acre. Em 2002 foi reeleita. 

 

Foi designada Ministra de Estado do Meio Ambiente pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva e tomou posse em 1º de janeiro de 2003.

No Senado Federal, é vice-presidente da Comissão de Assuntos Sociais e membro titular da Comissão de Educação. Foi vice-presidente da Comissão Especial do Congresso de Combate à Pobreza, criada por proposta de sua autoria. Foi líder da bancada do PT e Bloco de Oposição no ano de 1999.

Fernand Koda

1 comentário

Arquivado em Cultura, Economia, Eleições, Meio Ambiente, Política

Uma resposta para “Por que a Ministra Marina Silva se Demitiu ? Entenda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s