Operação ”Satiagraha” da PF prende Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas. Mas na Quinta-feira 09/07/2008 (as 23:50) ministro Gilmar Mendes Mandou Soltar

Operação da PF prende Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas

Eles foram presos em operação que investiga desdobramentos do mensalão.

A PF – Polícia Federal, nesta terça-feira, dia 08/07/2008, deflagrou a operação ”Satiagraha” e prendeu o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o empresário Naji Nahas, além de executar mais 21 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão, expedidas pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo, são cumpridos por 300 policiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.  Carros de luxo foram apreendidos e encaminhados à sede da PF em São Paulo.

Essa operação investiga desdobramentos do caso mensalão e tem andamento há 4 anos, iniciada por informações repassadas pelo STF – Supremo Tribunal Federal, para a Justiça Federal de São Paulo.

Em São Paulo, foram presos Celso Pitta e Naji Nahas. No Rio, Daniel Dantas, a irmã Verônica Danyas e outras pessoas ligadas ao banco Opportunity (inclusive mais parentes). A PF informou que os três detidos encabeçam quadrilha que tem cometido crimes financeirosa além da tentativa de suborno de delegado federal (confirmada por imagens e materia da Rede Globo). Os presos na operação podem ser indiciados por corrupção, suborno, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha, de acordo com nota divulgada.

A Investigação

Durante a apuração do caso, a PF identificou pessoas e empresas beneficiadas pelo suposto esquema montado pelo empresário Marcos Valério, que já está sendo processado pelo mensalão, para desviar recursos públicos.

O chamado esquema do mensalão envolvia o suposto pagamento de dinheiro a deputados da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em troca de apoio no Congresso.

A PF acredita que uma suposta organização comandada por Daniel Dantas teria se beneficiado dos recursos públicos e montado empresas de fachada para o desvio das verbas, com ligação ao mensalão. O grupo de Naji Nahas é formado por empresários e doleiros que atuavam no mercado financeiro para fazer a lavagem do dinheiro.

As três figuras principais desta operação, batizada de “Satiagraha”, que significa resistência pacífica e silenciosa, conforme nota da PF, são figuras que sempre tem seus nomes envolvidos em desvios de verbas e lavagem de dinheiro, tenho outros processos arrolados em função desses descaminhos.

E não é de hoje que toda descoberta de lavagem de dinheiro, corrupção (ativa e passiva), desvio de verbas ou improbidade administrativa associada à apropriação de dinheiro publico, passa pelos nomes de : Celso Pitta, Naji Nahas, Daniel Dantas, José Dirceu, Marcos Valério, Paulo Maluf, entre outros.

E necessariamente contam com a estrutura do governo Lula, que alega nada saber.

A eleição já vem ai. O povo tem os governantes, políticos e empresários que merecem. O montante de dinheiro envolvido é a bagatela de algo perto dos R$ 3 bilhões.

E ainda, em entrevista concedida a Globo News, o advogado de Daniel Dantas, Nélio Machado afirma que seu cliente tem violentado seus direitos constitucionais e o mesmo é vitima contumaz da postura equivocada a Polícia Federal. Cara de pau, esse Nélio Machado. O seu cliente está no lugar que lhe cabe, ao menos por 1 ou 2 dias, até algum juiz lhe conceder um Habeas Corpus (isso no dia 08/07/2008).

Hoje, dia 09/07/2008, basta observar os comentário do Presidente do STF, Gilmar Mendes, criticando o honrado trabalho da Polícia Federal, dizendo inclusive não ser compatível, algemar os indiciados (como senão fosse bandidos). Acho para para o ministro do STF, para pobre pode. Faltou chamar os integrantes desta quadrilha em cidãdos de bem.

Agora adivinha quem vai julgar hoje, o Habeas Corpus, impetrado pelos advogados de Dantas : ministro Gilmar Mender. Dá para antecipar o resultado.

Na quinta-feira (09/07/2008), já a noite, o ministro presidente Gilmar Mendes (que deveria estar de plantão) concedeu o habeas Corpus a Dantas. Era 23h50min. Gilmar Mender não merece comentário, só uma pergunta. O que tem por trás de tudo isso ? Daqui a pouco aparece.

Fernand Koda

Deixe um comentário

Arquivado em Eleições, Polícia, Política

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s