Ambev Zomba da Lei 11705 em Sua Nova Campanha Publicitária para a Cerveja Skol

Soa como clara zombaria, a nova campanha publicitária da AMBEV, para a cerveja SKOL, em relação à legislação de brasileira, aparada pela nova lei número 11.705, que institui no Código Brasileiro de Transito severas punições a ingestão de bebidas alcoólicas e direção de veículos automotores.

Na propaganda da SKOL, o cidadão que não bebe é apresentado como um coitado, um desajustado social, que serve de chacota de amigos pelo fato de não beber e ser o “motorista oficial” de sua turma.

A forma pejorativa com que a propaganda trata a situação, deveria chamar a atenção do ilustríssimo deputado federal Hugo Leal (PSC/RJ), relator da Medida Provisória 415/2008 (Lei 11.705), para o fato da necessidade de proibir (ou controlar) propagandas de incentivo  à ingestão (consumo) de bebidas alcoólicas.

Obvio que o forte lobby das Empresas do setor cervejeiro e bebidas destiladas vêm se mobilizando para que isso não aconteça.

A OMS – Organização Mundial de Saúde, orienta para o perigo que essas propagandas trazem, formando opiniões e promovendo a formação de novos grupos de consumidores, principalmente jovens. No Brasil, o Ministério da Saúde e ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária se omitem para o fato, preferindo fazer o jogo das cervejarias.

Pesquisas divulgadas essa semana (Revista Veja), revelam que a ingestão de bebidas alcoólicas por jovens traz conseqüências definitivas, afetando habilidades cognitivas do cérebro, como a memória e o aprendizado, e tornando-os mais propensos a se tornarem alcoólatras.

Diante dessas informações a ANVISA divulgou novas regras à veiculação de anúncios de cerveja ficando restritas ao período das 20h às 8h. Advertências de grande impacto serão incluídas na publicidade. Os alertas – que não serão mostrados apenas por escrito, mas falados pelo personagem do anúncio – mostrariam os riscos de acidentes, os males para a saúde, as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho enfrentadas por quem consome bebida em excesso e os recursos públicos gastos no atendimento a essas pessoas.

De forma engraçada, essas medidas receberam críticas severas do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), que argumenta que a agência reguladora não tem poderes para instituir normas – já que estas só poderiam ser alteradas por lei federal – e promete ir à Justiça contra a resolução. De outro lado está o Movimento Propaganda Sem Bebida, que defende a proibição total da publicidade. O movimento – liderado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – considerou a proposta de resolução uma maquiagem.

E é.

Fernand Koda

3 Comentários

Arquivado em Business, Comportamento, Economia, Legislação, Publicidade

3 Respostas para “Ambev Zomba da Lei 11705 em Sua Nova Campanha Publicitária para a Cerveja Skol

  1. dpi

    “A forma pejorativa com que a propaganda trata a situação, deveria chamar a atenção do ilustríssimo deputado federal Hugo Leal (PSC/RJ), relator da Medida Provisória 415/2008 (Lei 11.705), para o fato da necessidade de proibir (ou controlar) propagandas de incentivo à ingestão (consumo) de bebidas alcoólicas.”

    Se fosse assim deveriam proibir mts outras coisas q são exibidas na televisão e voltaremos a uma censura no país!!!

  2. dpi

    É melhor uma empresa “zombando” de uma lei (neste país td é assim mesmo) do que um Daniel Dantas da vida zombando de todos os brasileiros!!

  3. Camila

    Creio na necessidade de uma legislação mais efetiva no combate ao uso das drogas lícitas, com vistas a diminuir os gastos públicos.
    Tail medida é de sesponsabilidade de todos as instâncias governamentais e deve ser tomada a despeito das empresas, pois provavelmente os gastos públicos são maiores que as receitas produzidas pelas empresas, além do que, se não houver propaganda, ainda haverá consumo, como ocorre com cigarro.

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