Deu Lewis Hamilton, como Campeão Mundial de Formula 1, 2008 Contra Felipe Massa. Na Última Volta. Na Última Curva

Apesar de corrida irrepreensível do piloto de formula 1 da Equipe Ferrari, o brasileiro Felipe Massa, mesmo se colocando no 1o lugar do podium, o título de campeão da Formula 1, 2008, é do inglês Lewis Hamilton, da Equipe também inglesa McLaren.

Hamilton, que por 3 curvas apenas viu seu título perdido (e na última volta), mais uma vez, já que o ano passado era o favorito ao título e deixou-o escapar, para o piloto finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, também na ultima prova.

Hamilton tinha uma posição confortável na prova, estando em 5º lugar com seu companheiro de equipe em 6º (essa posição lhe daria 5 pontos, suficientes para ficar 1 ponto a frente de Massa, caso ganhasse), mas a 7 voltas do final, começou a chover forte no circuito de Interlagos-RJ, de forma a fazer com que vários pilotos fossem aos boxes e realizassem pit-stops trocando os pneus de pista seca, para pneus de chuva. Inclusive os 5 primeiros colocados, a aquele momento. Felipe Massa, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen, Jarno Trulli, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, todos trocaram de pneus, menos o alemão Timo Glock, da Toyota, que com isso, após as trocas, ocupou o 4º lugar, abrindo possibilidade de outro alemão, o Sebastian Vettel, 6º colocado, atacar até conseguir ultrapassar Hamilton, tomando-lhe a posição. Com Massa em 1º, ganhando 10 pontos, a posição limite para Hamilton seria o 5º lugar, que lhe daria 4 pontos, tendo a vantagem de 7 pontos, para Massa.

E foi o que aconteceu. A 4 voltas do fim, Sebastian Vettel (Toro RossoFerrari), com carro mais equilibrado (e a equipe é parceira da Ferrari, daí o seu entusiasmo e empenho), ultrapassou Hamilton, deixando o inglês em 6º. Posição que daria o título a Felipe Massa.

Mas na última volta, após Massa cruzar a bandeira quadriculada em primeiro (como campeão), o fato da chuva ter apertado e Timo Glock, em 4º com seu carro com pneu slick (para pista seca), não conseguiu manter o ritmo e a 3 curvas do fim foi ultrapassado por Vettel e Hamilton, que com a 5ª colocação, o inglês se tornou o mais novo Campeão mundial de Formula 1, com 23 anos (1º negro campeão), edição 2008, na última prova, na última curva, em pleno Circuito de Interlagos, no grande prêmio do Brasil.

Para Felipe Massa, restará do sonho de ser campeão, o gosto de ficar alguns minutos com o título e a esperança de poder tentar novamente, em 2009 ou nos anos seguintes.

Não lhe faltara garra, respeito, profissionalismo, dedicação e competência. Houve sim, ao longo do campeonato, falta de sorte e certa incompetência da equipe Ferrari, inclusive ficou evidente em 2 oportunidades, como no grande prêmio da Hungria, vez que Felipe ficou sem combustível a 3 voltas do fim, ou ainda no grande prêmio de Cingapura (primeira prova noturna da formula 1), onde um erro do chefe da equipe Rob Smedley, que autorizou a saída do piloto brasileiro, antes de ter o abastecimento concluído. Na ocasião, Felipe arrancou o seu carro levando consigo a mangueira de abastecimento presa ao carro. O resgate da mangueira tomou-lhe tempo precioso, pois liderava a prova até aquele momento.

McLaren volta a comemorar o título, após 8 anos, mas o mundial de construtores é da Ferrari, com 172, contra 151 da McLaren. No mundial de pilotos, ficou Hamilton com 98, Massa com 97 Raikkonen com 75.

Outro detalhe da prova é o termino da carreira do escocês David Coulthard (que se tocou com os 2 pilotos da Williams : Nico Rosberg e Kazuki Nakajima e ficou fora da prova). Foram 246 GPs.

Os outros brasileiros na prova, Rubens Barrichello ficou com 15ª posição e Nelsinho (Ângelo) Piquet rodou sozinho, na 1ª volta e ficou fora.

Parabéns Felipe, mas as congratulações são para o campeão 2008, Lewis Hamilton.

 

Fernand Koda

2 Comentários

Arquivado em Automobilismo, Entretenimento, Esporte, Lazer, Mundo, Tecnologia, Trânsito

2 Respostas para “Deu Lewis Hamilton, como Campeão Mundial de Formula 1, 2008 Contra Felipe Massa. Na Última Volta. Na Última Curva

  1. Nunca teve tão perto um título. Mas fica a certeza de uma grande temporada no ano que vem. Tomara que a Ferrari não cometa as mesmas mancadas deste ano e Felipe possa ser, finalmente, o campeão.

  2. Hernanny Milhonario

    Que grande Hamilton…Fantástico conseguiu tornar a formula1 uma prova bastante imotiva outra e competitiva outra vez esta de parabéns o massa que provou que pode contrariar Hamilton assim estaremos todos a espera da próxima temporada coisa que a muito não acontecia.

    Grande Hamilton a espera de Júlio Senna…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s